Grande Vindima Vertical Merlot

Lidio Carraro
Enoturismo, Harmonização, Vinho Purista

Cada safra do Grande Vindima Vertical Merlot tem uma história para contar. Cada garrafa carrega a essência da singularidade dos terroirs, exigindo uma experiência enogastronômica inesquecível aos mais exigentes paladares.

Por isso, criamos um guia com receitas que harmonizam, especialmente, com a intensidade de cada safra. Confira:

 

 

Safra 2002 – Espaguete de pupunha e ragu de pato

Escolhemos uma receita que traduz a essência da primeira safra do Grande Vindima Merlot. Um prato que revela a perfeita harmonização entre culinária e vinho. Clique aqui.

 

 

 

Safra 2004 (Vale dos Vinhedos) – Carré de cordeiro com purê de batata

O Vale dos Vinhedos rendeu uma safra complexa, fina, equilibrada e elegante dos vinhos da Lidio Carraro. Confira uma receita que harmoniza perfeitamente com o nosso Merlot 2004 Vale dos Vinhedos. Clique aqui.

Sugestão do Enólogo Juliano Carraro: “Você pode acrescentar o prato Penne ao Funghi, um acompanhamento ideal para esta receita”.

 

 

 

Safra 2004 (Encruzilhada do Sul) – Filé mignon com ervas finas

Os dois Merlots 2004 foram uma edição inédita e marcaram um momento de grande evolução da Lidio Carraro, pois iniciamos a produção de uvas nas terras de Encruzilhada do Sul – Serra do Sudeste. Confira uma incrível receita para a grande safra desse terroir. Clique aqui.

 

 

 

Safra 2005 – Paleta de cordeiro com purê de mandioquinha

2005 foi uma safra que ressignificou as referências de vinhos de alta gama no Brasil. Para tanto, optamos por uma receita que harmoniza com a intensidade da safra. Clique aqui.

 

 

 

Safra 2006 – Risoto de brie com parma

Uma safra que originou vinhos de extremo equilíbrio e complexidade requer uma harmonização com a mesma intensidade. Clique aqui.

Sugestão do Enólogo Juliano Carraro: “Acrescente uma pequena porção de pistache (salgado) para finalizar o prato”.

 

 

 

Safra 2008 – Ossobuco com polenta

A safra 2008 proporcionou notas maduras, intensas, taninos potentes, os quais - após treze anos de envelhecimento – permanecem vivos e sólidos, apesar de sua textura aveludada. Confira uma receita que harmoniza com o intenso Grande Vindima Merlot 2008. Clique aqui. 

 

 

 

 


 

DICA IMPORTANTE: O SACA-ROLHAS

 

Há vários tipos de saca-rolhas e cada um deles tem uma função específica para os tipos de rolhas das garrafas.

Para safras antigas, o uso ideal de um abridor é o tipo pinça devido a fragilidade da rolha que está na garrafa há um certo tempo. O uso do saca-rolhas convencionais podem esfarelar a cortiça, fazendo com que os pequenos pedaços caiam no líquido.

O abridor tipo pinça é formado por duas lâminas finas paralelas que deslizam entre a cortiça e o vidro, retirando a rolha sem que ela se quebre ou esfarele.

 

COMO USAR:

1. Insira a haste maior com cuidado entre o vidro e a rolha;

2. Quando as duas hastes estiverem posicionadas, faça movimentos de vai e vem forçando suavemente para baixo;

3. Com a pinça já posicionada, gire-o levemente e retire aos poucos;

4. Aprecie o seu vinho.

 

Veja também neste vídeo a forma de manusear esta variedade de saca-rolhas.

 



Lidio Carraro Curadoria online
Lidio Carraro Curadoria online