UVA MERLOT: uma história de afeto com o Patriarca, Sr. Lidio Carraro
“Carregamos a bandeira de uma das uvas de maior vocação do Brasil” – Sr. Lidio Carraro
Uma vida de doação e amor dedicada à terra, para o cultivo dos melhores frutos. Isso define muito a essência da trajetória do patriarca da família Lidio Carraro e junto com ela, a sua relação especial com a uva Merlot. Ele foi um dos primeiros viticultores a implantar esta variedade no Vale dos Vinhedos, ainda quando seu objetivo era somente vender as uvas para outras vinícolas e produzir seu próprio vinho, embora simples, para consumo próprio – uma tradição passada de pai para filho ao longo de gerações.
Neste tempo, sua matéria-prima já se destacava na região e de certa forma era disputada pelas vinícolas locais, devido à qualidade diferenciada. Este fator, somado à frustração de não compensar economicamente pela distinção qualitativa somado ao fato de não conseguir apreciar o resultado final, como resultado pleno do fruto do seu trabalho – porque geralmente sua uva era misturada com outras -, fez com que o anseio de elaborar seu próprio vinho, com variedades vitis-vinífera, ganhasse força.
Neste momento, seu filho Juliano Carraro, que cursava Engenharia de Alimentos, fez um estágio na vinícola em que a família fornecia as uvas. Foi amor à primeira vista, levando-o a trocar de curso para Enologia e Viticultura. Esta escolha foi a faísca que faltava para despertar o sonho antigo do Sr. Lidio Carraro, levando toda a família a abraçar o projeto, com a missão de torná-lo realidade.
Curiosidades:
- Os dois primeiros vinhos que a Lidio Carraro elaborou foram: um 100% Merlot e um Assemblage de Merlot, Cabernet Sauvignon, Tannat e Cabernet Franc, que na safra subsequente, foi renomeado como Grande Vindima Quorum*.
- A partir de 2005 o Grande Vindima Merlot migrou para Encruzilhada do Sul - juntamente com os demais monovarietais da linha -. Esta decisão foi a partir da vinificação da safra de 2004, na qual foram elaborados dois exemplares deste Merlot 100%, nos dois terroirs da família: Vale dos Vinhedos e Encruzilhada do Sul.
* O Grande Vindima Quorum, desde os primórdios, sempre foi feito exclusivamente com uvas do Vale dos Vinhedos, num dos micro-terroirs mais diferenciados da região: o ‘Monte Carraro’. Como nos demais vinhos da linha, é elaborado somente em safras extraordinárias. A Merlot é a cepa de maior percentual do blend.
